7 Razões Para Beber Café
Sabia que o café é, a seguir à água, a bebida mais consumida em todo o mundo? Se é daqueles que não dispensa um ou até mais cafés por dia, conheça agora alguns dos benefícios que esta bebida pode aportar à sua saúde.
- Mantém o colesterol baixo. Com 1 grama de fibra solúvel numa chávena de café, o consumo desta bebida contribui, assim, para manter os níveis de colesterol baixos.
- Reduz o risco de desenvolver diabetes. Segundo uma investigação levada a cabo pela Escola de Medicina de Harvard, chegou-se à conclusão de que quem bebia café de forma regular tinha um risco menor de vir a desenvolver diabetes (tipo 2), do que aquelas pessoas que não bebiam café.
- Grande poder antioxidante. Com uma caneca de café a ter mais antioxidantes do que uma porção de mirtilos, esta composição traz inúmeros benefícios como o atrasar do processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida. Os antioxidantes têm igualmente um poder anti-inflamatório extremamente eficaz no que concerne à luta contra doenças cardíacas.
- Ajuda a combater constipações. O café tem uma ação descongestionante, sendo um eficaz auxiliar no combate às constipações, aliviando os tubos bronquiais e acelerando a recuperação.
- Excelente auxiliar no exercício físico. A cafeína presente no café é um poderoso aliado no que toca à resistência e performance desportiva. A par disso, o café pode reduzir as dores musculares, que muitas vezes sucedem ao exercício físico, em cerca de 48%.
- Previne a formação de cáries. Tudo graças ao composto Trigonellina: para além de conferir ao café o aroma e sabor amargo, tem igualmente propriedades antibacterianas e anti-adesivas que previnem a formação de cáries dentárias.
- Ajuda a combater o excesso de peso. Ademais de um diurético natural, o café pode ser um aliado na luta contra o excesso de peso. Baixa em calorias, esta bebida acelera o metabolismo, ajudando, consequentemente, a queimar gordura e calorias indesejadas.
- Diminui os riscos de depressão. De acordo com os cientistas da Harvard School of Public Health, este efeito antidepressivo natural justifica-se pelo estímulo que a cafeína causa no sistema nervoso central, capaz de aumentar a produção dos neurotransmissores cerebrais como noradrenalina, dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar.
- Pode ajudar no combate à doença de Alzheimer. Diversos estudos apontam para uma relação entre o consumo de café e a diminuição do risco de desenvolver Alzheimer na ordem dos 65%.
Apesar dos benefícios comprovados para a saúde, convém realçar que o café deve ser consumido com moderação e enquanto parte integrante de uma dieta variada, saudável e funcional.
Para melhor apreciar esta bebida, nada melhor do que as colheres de café da Nefer. Lunik, Moka ou Romana: qual prefere? Deixe-nos a sua opinião.
E bom café!